Podemos buscar em diversas fontes na internet sobre a SAE, aumento no envelhecimento, e encontramos muitos termos técnicos e informações de procedimento a serem realizados.
A verdade é que o cenário determina o modo como a coleta e análise das informações devem ser conduzidas, pois o atendimento deve ser realizado de forma individual e oferecer o melhor serviço/atendimento a cada um dos idosos.
Mas atenção, embora a avaliação do idoso varie em relação ao cenário, o objetivo é identificar aspectos positivos e negativos, limitações do idoso, a fim de traçar ações efetivas para a promoção da qualidade de vida e independência do idoso.
Baixe Grátis: Ficha de Acompanhamento para Idosos
A sistematização da enfermagem (SAE) é uma metodologia com o objetivo de organizar o processo de enfermagem, planejar o trabalho em equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado. A SAE é uma atividade privativa do enfermeiro, que visa prevenir, contribuir com a promoção da recuperação e reabilitação da saúde do paciente.
O Artigo 2º da Resolução do COFEN 272/2002 Determina que a Sistematização da enfermagem deve ocorrer em toda instituição de saúde, pública e privada.
A SAE é de responsabilidade do Enfermeiro RT, o qual deve planejar, organizar, executar e avaliar o processo. A elaboração da SAE passa por 5 etapas:
Gostaria de evidenciar a importância do profissional de enfermagem, auxiliares e técnicos buscarem soluções para otimizar a administração das informações e do tempo, com o objetivo de garantir que todas as atividades sejam executadas e com qualidade.
Apesar do pouco convívio dos profissionais de saúde, principalmente em sua formação, com a tecnologia, ela tem se tornado mais presente no atendimento a saúde não só em hospitais como em Residenciais Seniors e ILPIs.
A informatização traz um potencial muito grande as ILPIs, uma vez que, facilita a elaboração dos processos, respostas das atividades e principalmente resultados alinhados a dados, otimizando o processo e agilizando o dia a dia das equipes de enfermagem.
No mercado os softwares mais conhecidos são os hospitalares, que tendem a ser muito robustos, por isso a SCAElife desenvolveu um software e também aplicativo voltado as necessidades das ILPIs, Residenciais Sêniors. A proposta desse sistema é justamente otimizar os processos diários de atividades e rotinas, com o atendimento multidisciplinar centrado no idoso.
Conheça mais sobre, em: https://scaelife.com.br/
Referências: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/12562/1/Alexandro%20Marcos%20Menegocio.pdf
RESOLUÇÃO COFEN-272/2002 – Revogada pela Resolução cofen nº 358/2009
Imagem por: freepik edição equipe Scaelife
Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]
O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]
Em nosso último post falamos sobre a importância […]
O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.