Situações de emergência com pessoas idosas

por Gigi em 6 de março de 2024
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Emergência é sempre uma situação grave que acontece de repente e que requer uma ação imediata com a finalidade de resguardar a vida da pessoa. Por estar mais frágil e debilitada a pessoa cuidada pode, de uma hora para outra, ter uma piora súbita em seu estado geral ou sofrer um acidente.



Esteja atento para perceber uma emergência e procure ajuda para lidar com essa situação de maneira firme e segura. Portanto, a emergência requer cuidados imediatos, com a finalidade de evitar complicações graves ou a morte da pessoa cuidada.



A pessoa idosa pode ter mais de uma doença crônica, como por exemplo: diabetes e hipertensão arterial, sequelas de derrame e Parkinson e, por isso, seu estado geral pode se alterar muito rapidamente.



O aparecimento súbito de sinais que a pessoa não tinha anteriormente, tais como: sonolência excessiva, confusão mental, agitação, agressividade podem indicar uma situação de emergência.



É importante manter em local visível e de fácil acesso os números de telefones dos serviços de pronto-socorro, como o SAMU 192, para ligar em casos de emergência.



Esse assunto das emergências é extremamente importante, também, no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:



Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde. Dentro desse núcleo temos uma aula sobre a operacionalização do POP (procedimento operacional padrão), que, dentro desse tema das emergências, é imprescindível que seja feito um POP para saber como lidar com essas situações dentro da instituição;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.



Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife