A sonda vesical de demora, ou sonda de Foley, é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina. Essa sonda possui um pequeno balão interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga. A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa de forma a manter a sonda no lugar, permitindo a movimentação. Para fixar a sonda e evitar ferir a pele ou as alergias é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação.
Fora do corpo a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa. Este tipo de sonda é colocado e retirado pela equipe de enfermagem.
A sonda de demora faz com que a pessoa urine continuamente e, como essa sonda fica por um tempo dentro da bexiga, é preciso cuidados para se prevenir infecções, sangramentos e feridas:
• Lavar as mãos antes de mexer na sonda;
• Limpar a pele ao redor da sonda com água e sabão, pelo menos duas vezes ao dia, para evitar o acúmulo de secreção;
• Lavar a bolsa ou frasco coletor de urina uma vez ao dia, com água e sabão e enxaguar com água clorada;
• Manter o frasco ou bolsa coletora abaixo do nível da cama ou do assento da cadeira e não deixar que ela ficar muito cheia. Esses cuidados são necessários para evitar que a urina retorne do frasco para dentro da bexiga;
• Tomar cuidado para não puxar a sonda, pois isso pode causar ferimentos na uretra;
• A sonda tem que ficar livre para que a urina saia continuamente da bexiga, por isso, cuidar para que a perna da pessoa ou outro objeto não comprima a sonda;
• Se durante algum tempo não houver urina na bolsa coletora, verificar se a sonda está dobrada, obstruída ou pressionada pela perna da pessoa. Caso a pessoa não urine num espaço de 4 horas, mesmo ingerindo líquido, procurar falar urgentemente com a equipe de saúde.
Uma pessoa produz e elimina, em média, 1.200 a 1.800 ml de urina em 24 horas.
Essa quantidade é modificada pela ingestão de líquido, suor, temperatura externa, vômitos ou diarreia.
Fique Atento: Lembre-se que a sonda de demora é colocada e retirada pela equipe de enfermagem.
Esse assunto do uso e cuidados com a sonda vesical de demora é extremamente importante no contexto das instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI). Por isso, se você é gestor ou trabalha em uma Casa de Repouso, ILPI, Lar para pessoas idosas ou Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a equipe:
– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas online; que abordam, entre elas, aulas de um núcleo todo voltado para cuidados e saúde;
– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte: Guia do Cuidador. Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2008.
A hipoglicemia é a diminuição do nível do […]
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]
O engasgo é uma manifestação do organismo para […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.