Tempo seco, o que fazer?

por Gigi em 23 de agosto de 2017
Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

Com a baixa umidade, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinites, sinusites, pneumonias e asma. “Com a desidratação das mucosas, além da facilidade de aderência desses agentes externos, as células do sistema imunológico têm mais dificuldade de chegar às vias aéreas.

Então, o aporte de células de proteção é reduzido”, explica a otorrinolaringologista Larissa Macedo Camargo.

Além da baixa umidade, as temperaturas elevadas exigem cuidados redobrados com idosos e crianças, que sofrem mais com o calor e tendem a se desidratar com facilidade. Com o avanço da idade, por exemplo, a sede é menor e a quantidade de água no corpo diminui com a perda natural de massa muscular.

Por isso que a principal maneira de evitar as complicações na saúde é a hidratação. Podem ser oferecidas bebidas como água, leite, água de coco, isotônicos e sucos. Mas não se deve ter como base de hidratação bebidas alcoólicas ou refrigerantes com cafeína, pois eles atuam como diuréticos, explica o nutrólogo Guilherme Moura, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Além do tradicional balde com água em casa, uma das alternativas para aumentar a umidade do ar é o uso umidificador de ar. Porém, o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, chama a atenção para alguns cuidados com o aparelho para evitar efeito contrário na saúde: “O umidificador melhora a umidade do ar em ambiente pequeno, mas não pode ficar ligado durante 24 horas e precisa de uma manutenção minuciosa para prevenir a disseminação de bactérias. Além disso, o aparelho é caro e deve ser prioridade apenas para pacientes muito sensíveis ao tempo seco”.

O médico orienta usar água potável no umidificador e sempre lavar o recipiente e trocar o líquido, caso fique por muito tempo parado.

Não esqueça de sempre oferecer líquidos aos idosos! Hidratação é o melhor remédio!

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões.




Foto por anokarina




Saiba mais:
Comer fruta ou beber suco de fruta natural.

Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

Farmacêutica formada na UNIARA - Araraquara, com Pós Graduação em Cosmetologia e Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Atualmente atua na Vigilância Sanitária do Município de Rio Claro na área farmacêutica, cosmética, de saneantes e produtos para saúde.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife