Olá pessoal, recebi uma sugestão de tema e o assunto de hoje será: diferença entre a profissão de Terapia Ocupacional e do Serviço Social.
A área de atuação de ambas é muito abrangente, mas por se tratar de um Blog voltado ao idoso, nos restringiremos a este tema.
Vamos lá! De modo simplório, a principal diferença entre ambas é que a área de abordagem do Terapeuta Ocupacional está inserida na Ciências Biológicas, enquanto o Serviço Social pertence às Ciências Humanas.
Dentro da Gerontologia (ciência relacionada ao idoso), o assistente social realiza atividades relacionadas ao idoso/comunidade, ou idoso/família buscando promover a independência, boa convivência comunitária, e garantia da conquista dos direitos em um âmbito social, através de oficinas de artesanato, dinâmica em grupo, entre outros. Enquanto o terapeuta ocupacional promove o desenvolvimento de suas atividades com enfoque no tratamento e reabilitação através de ações que proporcionem melhoria do quadro clínico apresentado, em geral, visando o atendimento de saúde.
Para melhor apresentação da diferença das atividades na prática, citarei um exemplo: o terapeuta ocupacional e o assistente social realizam uma parceria ao desenvolverem uma atividade com individuo ou grupo, cada um focando em sua área, onde em uma oficina de crochê, o terapeuta ocupacional se atentará, principalmente, na reabilitação funcional e motora dos movimentos realizados por aquele idoso, enquanto o assistente social trabalhará na relação de vínculos que tal atividade desperta, sendo esta uma oportunidade de aprofundamento em histórico familiar, conhecimento da realidade social vivenciada, entre outros fatores que influenciam diretamente o bem estar do idoso e que auxiliará no trabalho do assistente social com as pessoas conviventes com tal individuo.
Além deste exemplo, os terapeutas ocupacionais realizam com os idosos Atividades de Vida Diária (AVDs), isto é, tarefas e treinamentos relacionados aos hábitos do dia a dia com o intuito de promover a independência ao paciente, adaptando materiais e meios para que tais ações ocorram. Enquanto o assistente social utiliza as evoluções deste tratamento do idoso para a reinserção familiar e social.
Sendo assim, cabe dizer que tais profissões se complementam, mas com certeza, podemos afirmar que são muito diferentes.
Você é assistente social e/ou terapeuta ocupacional e gostaria de nos dar mais exemplos de cada profissão para melhor explicitação? Fique à vontade, comente nosso post. Toda informação é bem vinda e gostaríamos de saber a sua opinião.
Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.
Até a próxima.
O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
No post de hoje vamos trazer informações sobre […]
Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.