Vitamina C e seus benefícios para a saúde.

por Gigi em 23 de março de 2017
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

A vitamina C é obtida facilmente pela alimentação ou até por meio de suplementos vitamínicos, sendo um nutriente essencial para nosso organismo. Sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.


Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele. Há estudos ainda que mostram que ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.


A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Para que essa vitamina ajude na absorção do ferro é preciso que os dois nutrientes (ferro e vitamina C) estejam presentes na mesma refeição, ex: bife e suco de laranja.


Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.


Boas fontes dessa vitamina são: laranja, acerola, goiaba, limão e abacaxi, morango, verduras em geral, salsa, maracujá, tomate, brócolis, couve entre outras.


Deixe sua sugestão, comentários…


Até a próxima.






Fotos por: German Tenorio


Referências:http://www.minhavida.com.br/temas/imunidade

Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife