Você é um jovem senhor ou um senhor jovem?

por Gigi em 17 de outubro de 2018
Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

É fato que a população em geral está envelhecendo, já é possível observar um aumento exponencial na idade média nos gráficos da faixa etária. E como será a geração atual quando envelhecer? Já parou para pensar?

Quanto mais o tempo passa à tendência da vida moderna nos leva a “lei” do menor esforço. Tudo hoje está prático e ao nosso alcance, porém conforme vamos envelhecendo toda essa facilidade pode criar uma dependência enorme.

As cadeiras tem rodinha para deslizarmos sem precisar levantar e ir até onde queremos, os controles com vários botões podem comandar a casa inteira, o celular não sai da mão um minuto se quer. Desse modo vamos nos movimentando cada vez menos, ficando pouquíssima mobilidade e flexibilidade.

Não podemos ignorar também a prática da alimentação mais rápida os famosos “fast foods” que geralmente não trazem muita saúde para quem consome. Tudo isso vai desenhando o nosso futuro idoso que esteve cercado de maus hábitos por toda vida.

A postura mais comum para quem adentra a terceira idade é aquela figura que vem a nossa cabeça com o tronco inclinado, meio “corcunda” e apoiando em uma bengala. Talvez se nos tornássemos mais ativos desde já, nossa coluna não entraria nesse padrão de hipercifose da coluna torácica, se nos alongássemos diariamente e fossemos mais ativos não dependeríamos de uma bengala e assim por diante.

É claro que estamos sendo bem generalistas aqui, o ideal é que você encontre um bom profissional que possa te ajudar e orientar suas atividades e direcionar o exercício físico para exatamente aquilo que você possuí maior necessidade, seja força, mobilidade, flexibilidade entre outros.

A mensagem do texto de hoje é dizer que hoje você pode ser um jovem senhor, alguém novo com dificuldades de quem já tem uma idade avançada, mas que se você estimular bons hábitos você pode se tornar um dia um senhor jovem.




Foto por: Jake Guild

Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - USP através do Programa de pós graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Diretor clínico do Instituto Trata - Joelho e Quadril na cidade de Ribeirão Preto - SP e Professor da pós-graduação  em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva da Faculdade Inspirar do Instituto IPOG.

Tags:


Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife