Você sabe o que é a Gestão Gerontológica Individual?

por Gigi em 14 de outubro de 2016
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

A Gestão Gerontológica Individual (GGI) é um trabalho desenvolvido com adultos e idosos e tem como objetivo auxiliar pessoas que necessitam de assessoria para desenvolver, organizar e realizar atividades em suas vidas, para que possam viver com mais equilíbrio, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar diário.


Segundo Miranda (2014), para algumas pessoas o medo da velhice e o fato de sentir-se menos competente para realizar suas atividades cotidianas ou menos capaz de tomar decisões e governar sua vida influenciam na maneira como cada uma enfrenta e vive o envelhecimento. Para o autor, idosos que não conseguem se adaptar a essas mudanças acabam se isolando socialmente, diminuindo a interação com outras pessoas, o que pode levar à perda da satisfação com a própria vida, do prazer e da motivação, comprometendo suas capacidades físicas, intelectuais e emocionais. Em casos assim, há necessidade de um trabalho individualizado de orientação gerontológica.


As atividades desse programa são organizadas e sugeridas de forma a sistematizar uma rotina diária, em que são incluídas todas as atividades de que a pessoa gosta ou que precisa realizar, mas que, por diversos motivos, não consegue se organizar para concretizá-las.


Esse trabalho é destinado a adultos e idosos interessados em um processo de orientação individual para elaboração de seu projeto de vida. De acordo com Miranda (2014) é necessário reavaliar as possibilidades, redefinir metas e alterar estratégias de enfrentamento do ambiente e dos próprios sentimentos para poder se adaptar às novas demandas dessa fase da vida e vivê-la da melhor maneira possível, mesmo que acompanhada de doenças e limitações físicas.


Como funciona a GGI?


A metodologia de trabalho consiste nos seguintes passos:


1º Momento (1º encontro): inicia-se com uma conversa explicando como funciona o trabalho e procurando estabelecer relações de confiança. Após as explicações iniciais, realiza-se um levantamento das demandas e necessidades do cliente, por meio de entrevista e conversa pessoal (modelo de questionário desenvolvido pela equipe da GeroVida).


2º Momento: o profissional ou a equipe multidisciplinar elabora um programa de atividades e de ações com base no levantamento realizado no primeiro encontro.


3º Momento (2º encontro): apresenta-se o programa para o idoso, realizam-se possíveis ajustes e faz-se a orientação de como colocar o programa em prática.


4º Momento (acompanhamento): de acordo com a necessidade de cada pessoa, mensal, semanal ou quinzenalmente realiza-se um acompanhamento para trabalhar as dificuldades ou as mudanças no programa. A cada três meses, faz-se uma avaliação para atualizar e modificar as atividades e, caso seja necessário, alterar a meta.


O questionário consiste no levantamento de necessidades e interesses nas seguintes áreas:


– saúde e doenças já existentes;


– trabalho (em que atuava na vida adulta, se continua ativo, aposentado, trabalho voluntário);


– religião ou espiritualidade (se pratica e como; se praticava, por que parou);


– atividade física (se pratica e qual; se praticava, por que parou);


– atividades artísticas (quais aprecia ou apreciava mais);


– passeios (se gosta ou gostava de sair, para quais locais e com qual frequência);


– atividades terapêuticas (se conhece, pratica ou praticava e de quais gosta);


– aspectos cultuais (se tem ou tinha costume de frequentar eventos culturais); e


– atividades cognitivas; sempre focando nos interesses que proporcionem satisfação e felicidade para o idoso.


De modo geral, as atividades realizadas com o uso da metodologia da Gestão Gerontológica Individual são avaliadas positivamente pelos idosos, pois se revertem em ganhos para sua qualidade de vida e seu bem-estar.


A descrição dessa metodologia e dos eixos em que as atividades são realizadas pode contribuir com outros programas particulares ou públicos, de modo especial com relação à metodologia e aos itens desenvolvidos em nosso questionário apresentados pelos conteúdos temáticos, descritos de modo a possibilitar o aproveitamento por profissionais que atuam diretamente com idosos.


Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.


Até a próxima.




Referências:


Para leitura completa sobre este tema, ver Patrocinio, W.P. (2015, Jun.). Gestão Gerontológica Individual. Revista Kairós Gerontologia, 18(N.o Especial 19), Temático: “Abordagem Multidisciplinar do Cuidado e Velhice”, pp. 25-38.


Miranda, R. (2014). Adaptar-se ao envelhecimento garante mais qualidade de vida na terceira idade. Em: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/17369-adaptar-se-ao-envelhecimento-garante-mais-qualidade-de-vida-na-terceira-idade


 






Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.



Artigos relacionados

O Cuidador Social: modalidade de cuidador de pessoas idosas com cunho social

O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Legislação, órgãos e rede de apoio para a população idosa

No post de hoje vamos trazer informações sobre […]

A importância de entender sobre o luto para lidar melhor com ele

Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife