Você sabe o que é a história natural de uma doença?

por Gigi em 23 de fevereiro de 2018
Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Todo e qualquer acometimento em relação a nossa saúde tem uma história de evolução natural. Claro que isso pode ser bom ou ruim, depende de cada caso em específico, por exemplo, os sintomas de uma gripe tendem a evoluir para a ausência dos mesmos e recuperação total.

Quando temos uma dor na região lombar inespecífica esse incômodo evolui para o fim da dor por volta de 4 semanas. Em outros casos a evolução natural da doença pode não ser algo tão desejado como vemos em doenças mais sérias e terminais.

O fato de optarmos procurar e aceitar por algum tratamento durante uma doença nada mais é do que mudar essa evolução natural, acelerando na direção de um bom prognóstico. Mas também não podemos esquecer que nosso corpo é uma  farmácia e libera substâncias mais fortes até mesmo que a morfina para combater a dor, possuímos dentro de nós a capacidade de se sentir melhor, tanto do ponto de vista fisiológico quanto nos aspectos psicológicos.

Não esqueça nunca de procurar um bom profissional para acompanhar qualquer sintoma, mas também lembre que o seu corpo é responsável por te proteger. Nossas atitudes frente a qualquer doença podem mudar essa evolução.

Maus hábitos são nossos principais inimigos, então dormir bem, manter uma boa alimentação e fazer atividade física deve fazer parte do nosso dia a dia, além de evitar estresse e ansiedade constantemente.

Assim conseguimos enfrentar qualquer situação adversa em relação a nossa saúde, mantendo um ótimo funcionamento da melhor farmácia do mundo, nosso próprio corpo. Sempre esclareça todas suas dúvidas com um profissional competente e procure estar bem consigo mesmo.

Até a próxima!




Referência:

Foto por: Oliver Clarke

Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - USP através do Programa de pós graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Diretor clínico do Instituto Trata - Joelho e Quadril na cidade de Ribeirão Preto - SP e Professor da pós-graduação  em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva da Faculdade Inspirar do Instituto IPOG.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife