Quando ocorre a perda de parte dos dentes, mas os remanescentes estão hígidos ou podem ser tratados e restaurados de forma satisfatória, e não é possível o tratamento com Próteses Fixas sobre dentes ou Implantes, a Prótese Parcial Removível (PPR) é uma opção simples e economicamente viável.
A PPR necessita de dentes de suportes em bom estado, ou seja, sem problemas de cáries ou gengivais e em quantidade suficientes para suportá-la, pois ela se apoiará sobre eles e, em alguns casos, também sobre a gengiva dos dentes perdidos.
Em termos estruturais a PPR pode ser dividida em três partes:
1- Estrutura Metálica; essa estrutura é feita de uma liga metálica fundida de boa resistência e se apoiará sobre os dentes de suporte e serve de base para toda a prótese.
2- Gengiva Artificial; é feita em resina acrílica e une a estrutura aos dentes, pode ser confeccionada com cores e forma personalizada de acordo com a gengiva do paciente.
3- Dentes; são pré-fabricados em resina acrílica e são selecionados com cores e formas compatíveis com a do paciente.
Apesar de ser um tratamento reabilitador simples, tem que ser realizado de forma criteriosa e com bons Protéticos, para não ocorrer, ao longo do tempo, danos aos dentes remanescentes e lesões na gengiva. Repõem parte da função mastigatória e estética, apesar de, em alguns casos, onde os dentes de suporte são os da frente, parte da estrutura metálica pode aparecer na fala ou sorriso, prejudicando a estética.
Também exige um cuidado com a higiene e manutenção diferenciados, pois os pontos de apoio nos dentes são mais susceptíveis a cáries e retém mais resíduos.
É um tratamento simples e acessível que reabilita de maneira satisfatória onde outros tratamentos não foram possíveis ou indicados.
Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.
Até a próxima.
Foto próprio autor
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
No post de hoje vamos tratar de alguns […]
A pessoa que permanece um longo período em […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.