Você sabe o que é Prótese Parcial Removível?

por Gigi em 14 de março de 2017
Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Quando ocorre a perda de parte dos dentes, mas os remanescentes estão hígidos ou podem ser tratados e restaurados de forma satisfatória, e não é possível o tratamento com Próteses Fixas sobre dentes ou Implantes, a Prótese Parcial Removível (PPR) é uma opção simples e economicamente viável.

A PPR necessita de dentes de suportes em bom estado, ou seja, sem problemas de cáries ou gengivais e em quantidade suficientes para suportá-la, pois ela se apoiará sobre eles e, em alguns casos, também sobre a gengiva dos dentes perdidos.

Em termos estruturais a PPR pode ser dividida em três partes:
1- Estrutura Metálica; essa estrutura é feita de uma liga metálica fundida de boa resistência e se apoiará sobre os dentes de suporte e serve de base para toda a prótese.
2- Gengiva Artificial; é feita em resina acrílica e une a estrutura aos dentes, pode ser confeccionada com cores e forma personalizada de acordo com a gengiva do paciente.
3- Dentes; são pré-fabricados em resina acrílica e são selecionados com cores e formas compatíveis com a do paciente.
Apesar de ser um tratamento reabilitador simples, tem que ser realizado de forma criteriosa e com bons Protéticos, para não ocorrer, ao longo do tempo, danos aos dentes remanescentes e lesões na gengiva. Repõem parte da função mastigatória e estética, apesar de, em alguns casos, onde os dentes de suporte são os da frente, parte da estrutura metálica pode aparecer na fala ou sorriso, prejudicando a estética.

Também exige um cuidado com a higiene e manutenção diferenciados, pois os pontos de apoio nos dentes são mais susceptíveis a cáries e retém mais resíduos.

É um tratamento simples e acessível que reabilita de maneira satisfatória onde outros tratamentos não foram possíveis ou indicados.

Participe também, deixe sua opinião, sugestão e críticas.

Até a próxima.


Foto próprio autor

Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Araraquara. Especialista em Implantodontia pela APCD Araraquara/SP.  Atua em Consultório Particular desde 2008.



Artigos relacionados

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Recomendações gerais para a alimentação de pessoas idosas

Nem sempre é fácil alimentar outra pessoa, por […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife