Você sabe qual a importância do cálcio para nosso organismo?

por Gigi em 14 de fevereiro de 2017
Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Todo mundo sabe que cálcio tem a ver com os ossos, mas não é só isso. O mineral também é essencial para os músculos e para a mente, ajudando nosso raciocínio. E também, ao contrário do que se pensa, o consumo de cálcio não deve se restringir à infância, o cálcio deve estar presente em nossa alimentação durante todas as fases da vida.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 800 mg a 1000mg de cálcio por dia, mas cuidado, ingerir demais também não faz bem para o organismo.
O cálcio é um sal mineral encontrado em abundância no nosso organismo. De todo cálcio presente em nosso organismo, 99% está concentrado nos nossos ossos e dentes. Daí o papel fundamental do mineral na constituição óssea do ser humano.

O restante do cálcio encontrado na corrente sanguínea é responsável por agir juntamente com a vitamina K na coagulação do sangue. Dessa forma, o cálcio ajuda na contração dos músculos e no seu relaxamento, regula os batimentos cardíacos, auxilia na transmissão de estímulos nervosos e ainda combate a hipertensão.

Alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, como é o caso de queijos, iogurtes. Eles também são ricos em proteínas, assim deixam menos espaço para carboidratos no nosso organismo. O cálcio controla as síndromes metabólicas, que são elevações nas taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos, levando à hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Outro ponto positivo é o auxílio que o cálcio dá ao nosso sistema nervoso. Ao promover mais facilmente as trocas eletroquímicas entre os neurônios, ele contribui para o melhor funcionamento do sistema nervoso, melhorando nosso raciocínio e concentração. Mas o consumo excessivo pode causar danos, e não benefícios. Pesquisas indicam que idosos que consomem mais cálcio do que o recomendado podem ter lesões no cérebro e até Parkinson.

Cálcio depois dos 40

Aos 35 anos atingimos o ápice de cálcio no nosso organismo. Depois dessa idade, mais ou menos a partir dos 40 anos, começa a ocorrer um declínio acelerado, fazendo com que o ser humano perca cerca de 1% de massa óssea por ano.
Uma dieta com baixa ingestão de cálcio na fase adulta pode levar a problemas como osteomalacia (deformação dos ossos) e osteoporose, que é a degeneração progressiva dos ossos, o que ocasiona fraturas, especialmente em pessoas mais idosas. Por isso, é importante dobrar a atenção a partir dos 50 anos, principalmente as mulheres, que apresentam perda óssea mais acelerada – na menopausa há uma queda acentuada na produção de hormônios femininos (estrógenos), responsáveis por ajudar as células a fabricar tecidos ósseos.
Mas não basta apenas termos uma alimentação rica em cálcio, pois para que nosso organismo consiga absorver corretamente esse mineral precisamos também da presença do magnésio, sem ele a absorção do cálcio ficara comprometida.

Fontes de Cálcio

As fontes mais ricas em cálcio são o leite e os seus derivados (iogurtes, queijos, requeijão etc). Em cada 200ml de leite integral, por exemplo, encontramos 228mg de cálcio. No queijo prato a concentração é ainda maior, com 1000mg de cálcio em cada 100g de queijo. Caso a pessoa seja intolerante à lactose, a soja é um ótimo substituto. Uma porção de soja pode conter até 850mg de cálcio. O tofu, como é feito de soja, pode ser um grande aliado.
Outros alimentos ricos em cálcio são peixes (sardinha e salmão), aveia, avelã e verduras verde-escuras, como agrião, couve e brócolis. Nas frutas, a laranja e o açaí são boas fontes de cálcio (um copo de açaí pode ter mais de 300mg de cálcio).
É bom também evitar alguns inimigos do cálcio, como sal (sódio), bebidas alcoólicas, refrigerantes a base de cola e cafeína. Eles atrapalham o organismo a absorver adequadamente o mineral. E só para lembrar, o consumo excessivo do cálcio também traz problemas para sua saúde, como calcificação excessiva dos ossos, distúrbios psicológicos e lesões cerebrais, falência renal e dificuldade do organismo em absorver ferro.

Espero que tenham gostado.
Deixem seus comentários e opiniões.
Até a próxima.




Foto por Kate Ter Haar

Naira C. Furlan Zago

Nutricionista (CRN: 20947)

Nutricionista Clinica graduada na Uniara e pós graduada na USC. Trabalhou no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara por 10 anos como responsável técnica pelo sistema de fornecimento de refeições a pacientes e funcionários, atendimento hospitalar e ambulatorial. Atualmente atua em consultório com atendimento ambulatorial individualizado, com tratamento de obesidade com cirurgia bariátrica e  BIG



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