Você sabia? Que Fisioterapia e Terapia Ocupacional são diferentes?

por Gigi em 15 de dezembro de 2016
Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Apesar de pertencerem ao mesmo conselho às profissões ajudam as pessoas de formas distintas.

Existe sim diferença entres estas profissões, ambas são registradas pelo mesmo órgão o CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Porém, apesar de ser totalmente possível associar os atendimentos para o mesmo paciente, os objetivos são distintos.

O terapeuta ocupacional (T.O) é capacitado através do nível superior de ensino e tem áreas de trabalho diversificadas como: educação pediátrica, psiquiatria e saúde mental, reabilitação profissional, reintegração social e também o assunto principal do blog a geriatria.

Em relação aos idosos a T.O de modo geral pode atuar em alterações cognitivas, afetivas e psicomotoras, causadas ou não por distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas olhando tanto com atenção para a prevenção quanto para o tratamento.

A capacidade do terapeuta ocupacional de criar adaptações para facilitar as atividades de vida diária é fascinante, devolver a independência ao paciente em qualquer que seja a tarefa é um dos benefícios constantes nessa profissão. Fora a capacidade de lhe dar com as frentes afetivas e psicológicas, que nos idosos é algo muito presente e constante.

Já o fisioterapeuta que também tem sua formação através do nível superior de ensino está apto a atuar em áreas como: Neurologia, atendimento cardiorrespiratório, ginecológico obstétrico, dermatologia, ortopedia e a geriatria.

“A fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. ” (Crefito -2). Além disso, hoje em dia cada vez mais os fisioterapeutas que buscam se atualizar também estão atuando na área cognitiva, educando o paciente em relação ao contexto que sua condição está incluída.

Basicamente a fisioterapia visa então melhorar a funcionalidade do idoso, através de recursos que podem ser desde exercícios para melhorar força, equilíbrio, coordenação, até mesmo uma boa conversa e esclarecimento sobre a condição e/ou patologia do paciente, adequando sempre as explicações de modo que o idoso consiga entender sem nenhuma dificuldade.

Relembrando então o que estes profissionais podem fazer pelo idoso:

O terapeuta ocupacional pode melhorar questões sócio afetivas, funcionais através de adaptações e programações para as atividades de vida diária.

O fisioterapeuta visa melhorar função através da atuação no próprio corpo do idoso e com o esclarecimento da situação pela qual uma condição ou patologia possa estar envolvendo o idoso.

Por fim espero que o texto tenha conseguido esclarecer tanto as diferentes nas atuações quanto a grandeza destas duas lindas profissões.

Veja também o post em que a nossa colunista Amanda Coleone fala sobre a diferença de Terapia Ocupacional e Serviço Social: Terapia Ocupacional x Serviço Social.

Deixe seu comentário, compartilhe e curta à vontade! Até a próxima, forte abraço.




Foto por: Nazareth College

Ramon de Oliveira Scatolin

Fisioterapeuta (CREFITO: 214759-F)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo - USP através do Programa de pós graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Diretor clínico do Instituto Trata - Joelho e Quadril na cidade de Ribeirão Preto - SP e Professor da pós-graduação  em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva da Faculdade Inspirar do Instituto IPOG.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife