Você sabia que Instituições de Idosos também devem escriturar a movimentação de medicamentos controlados?

por Gigi em 2 de março de 2017
Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

A Portaria 344/98 em seu artigo 62 preconiza que todo estabelecimento, entidade ou órgão oficial que produzir, comercializar, distribuir, beneficiar, preparar, fracionar, dispensar, utilizar, extrair, fabricar, transformar, embalar, reembalar, vender, comprar, armazenar ou manipular substância ou medicamento de que trata este Regulamento Técnico e de suas atualizações, com qualquer finalidade deverá escriturar e manter no estabelecimento para efeito de fiscalização e controle, livros de escrituração.

O livro, conforme Anexo XVIII da Portaria 344/98 deve conter as seguintes informações, conforme Figura abaixo:

Controle Psicotrópicos
Deve ser mantido um livro para registro de substâncias e medicamentos entorpecentes (listas “A1” e “A2”), um livro para registro de substâncias e medicamentos psicotrópicos (listas “A3”, “B1” e “B2”), um livro para as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial (listas “C1”, “C2”, “C4” e “C5”) e um livro para a substância e/ou medicamento da lista “C3” (imunossupressoras). Cada página do Livro de Registro Específico destina-se a escrituração de uma só substância ou medicamento, devendo ser efetuado o registro através da denominação genérica (DCB), combinado com o nome comercial.
A abertura e encerramento do livro de registro devem ser feitos pela Vigilância Sanitária local. Caso o estabelecimento opte por livro informatizado, o mesmo deve ser aprovado pela Vigilância também.
E não se esqueçam, os medicamentos controlados devem ser guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico!




Referência Bibliográfica: Portaria 344 de 12 de maio de 1998.

Foto por Junta de Andalúcia

Monica Cristina Ferro Leoncini

Farmacêutica (CRF: 47.800)

Farmacêutica formada na UNIARA - Araraquara, com Pós Graduação em Cosmetologia e Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Atualmente atua na Vigilância Sanitária do Município de Rio Claro na área farmacêutica, cosmética, de saneantes e produtos para saúde.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife