A importância da espiritualidade para pessoas idosas

por Gigi em 22 de fevereiro de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Para a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), espiritualidade é o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que se pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa. Reconhecendo sua importância para a qualidade de vida, a OMS incluiu a espiritualidade no âmbito dos domínios que devem ser levados em conta na avaliação e na promoção de saúde em todas as idades.



Da live realizada com as professoras Wanda Patrocinio e Rosane Sério sobre Espiritualidade e Longevidade em pessoas idosas institucionalizadas, a espiritualidade se compõe como um instrumento de proteção para o residente para que ele tenha força para seguir adiante. Por meio da espiritualidade leva-se a reflexão sobre a própria vida, sobre o papel que desempenha dentro de uma instituição de longa permanência para pessoas idosas (ILPI), sobre a aceitação de um novo formato de moradia e relacionamentos.



Nessa experiência, a espiritualidade auxilia esses indivíduos a compreenderem o sentido da vida, compreenderem o ciclo de vida e como vivenciar essa fase com aceitação e reorganização de rotina e atividades. Dessa forma, gestores, profissionais e familiares precisam ter um olhar e uma escuta para ajudar essa pessoa a passar por esse momento trazendo essas reflexões para que compreendam seu momento de vida, suas dores, dificuldades e possam vivenciar essa fase de forma mais leve e equilibrada. 



Leia também: Como será o seu envelhecimento?



A importância da espiritualidade em pessoas idosas foi observada no estudo realizado por Belini et al. (2021), que buscou avaliar a espiritualidade e autoestima de residentes de uma instituição de longa permanência e verificar a associação entre estas variáveis em 37 idosos residentes em uma ILPI de Maringá-PR. Todos os participantes apresentaram escore alto para todas as variáveis estudadas: bem-estar religioso, bem-estar existencial e autoestima. Segundo os autores faz-se importante que os familiares e profissionais estejam atentos às questões relacionadas à espiritualidade da pessoa idosa, permitindo que os longevos possuam acesso a atividades que exercitem sua espiritualidade. Esse fortalecimento psicológico promovido pela espiritualidade, ajuda o residente a passar pelas dificuldades inerentes ao envelhecimento.



Por fim, se o seu caso for o interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, além de toda parte técnica orientamos também sobre as atividades a serem realizadas, dentre elas atividades que contribuem com a espiritualidade dos residentes.



E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte:



  • Belini, Eduarda et al. Espiritualidade e autoestima de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Psic., Saúde & Doenças. Lisboa, v. 22, n. 1, p. 161-168, abr.  2021.   Disponível em: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100161&lng=pt&nrm=iso
  • Neri, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. pág. 70-73
  • Live Espiritualidade e Longevidade em pessoas idosas institucionalizadas: https://www.youtube.com/watch?v=zyKou596O9Q


Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife