Para a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), espiritualidade é o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que se pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa. Reconhecendo sua importância para a qualidade de vida, a OMS incluiu a espiritualidade no âmbito dos domínios que devem ser levados em conta na avaliação e na promoção de saúde em todas as idades.
Da live realizada com as professoras Wanda Patrocinio e Rosane Sério sobre Espiritualidade e Longevidade em pessoas idosas institucionalizadas, a espiritualidade se compõe como um instrumento de proteção para o residente para que ele tenha força para seguir adiante. Por meio da espiritualidade leva-se a reflexão sobre a própria vida, sobre o papel que desempenha dentro de uma instituição de longa permanência para pessoas idosas (ILPI), sobre a aceitação de um novo formato de moradia e relacionamentos.
Nessa experiência, a espiritualidade auxilia esses indivíduos a compreenderem o sentido da vida, compreenderem o ciclo de vida e como vivenciar essa fase com aceitação e reorganização de rotina e atividades. Dessa forma, gestores, profissionais e familiares precisam ter um olhar e uma escuta para ajudar essa pessoa a passar por esse momento trazendo essas reflexões para que compreendam seu momento de vida, suas dores, dificuldades e possam vivenciar essa fase de forma mais leve e equilibrada.
Leia também: Como será o seu envelhecimento?
A importância da espiritualidade em pessoas idosas foi observada no estudo realizado por Belini et al. (2021), que buscou avaliar a espiritualidade e autoestima de residentes de uma instituição de longa permanência e verificar a associação entre estas variáveis em 37 idosos residentes em uma ILPI de Maringá-PR. Todos os participantes apresentaram escore alto para todas as variáveis estudadas: bem-estar religioso, bem-estar existencial e autoestima. Segundo os autores faz-se importante que os familiares e profissionais estejam atentos às questões relacionadas à espiritualidade da pessoa idosa, permitindo que os longevos possuam acesso a atividades que exercitem sua espiritualidade. Esse fortalecimento psicológico promovido pela espiritualidade, ajuda o residente a passar pelas dificuldades inerentes ao envelhecimento.
Por fim, se o seu caso for o interesse em abrir um Lar para pessoas idosas, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento. Nele, além de toda parte técnica orientamos também sobre as atividades a serem realizadas, dentre elas atividades que contribuem com a espiritualidade dos residentes.
E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.
Fonte:
Imagem por Freepik.
Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]
No post de hoje vamos tratar de alguns […]
A pessoa que permanece um longo período em […]
AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.