DICAS DE FILMES SOBRE A VELHICE – PARTE 2

por Gigi em 23 de julho de 2020


No post de hoje, vamos dar continuidade na lista de filmes que tratam sobre a temática da longevidade.



Leia mais: DICAS DE FILMES SOBRE A VELHICE – PARTE 1



6 – Copacabana



Um filme de 2001 que conta a história de Alberto (Marco Nanini) que, às vésperas de completar 90 anos vive uma crise pessoal, em que se recorda dos fatos mais marcantes de sua vida, todos eles de alguma forma ligados ao bairro de Copacabana. Enquanto isso, seus principais amigos preparam uma festa surpresa, dispostos a comemorar mais um aniversário de Alberto. Não poderia faltar um filme brasileiro nesta lista.



7 – Intocáveis



Um filme de 2012 que conta a história de Philippe, um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro. Não se trata de um filme especificamente de um personagem idoso, mas está na lista por tocar de forma amorosa na questão do cuidar de pessoas com limitações.



8 – Íris



Um filme de 2001 que conta a história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor de Oxford John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre de Alzheimer. Um filme que traz à tona a complexa tarefa de lidar com a Doença de Alzheimer.



09 – Parente é serpente:



Um filme de 1992 sobre um casal de idosos que convida todos os seus filhos e netos para a sua casa, em Sulmona, em Abruzzo, para comemorar o Natal. Depois de um dia passado na igreja e jogando bingo, a avó reúne as duas filhas e os dois filhos para decidir entre si qual deles levará a ela e seu marido para viver com eles, agora que eles estão ficando velhos. Seus filhos inicialmente ficam felizes em saber que seus pais querem estar mais presentes, mas ninguém quer assumir a responsabilidade de levá-los para morar em sua casa, com um final surpreendente. Um filme que nos faz refletir sobre as relações familiares com o processo de envelhecimento dos pais.




10 – Um senhor estagiário



Um filme de 2015. Ben Whittaker, um septuagenário viúvo e executivo aposentado, decide participar de um programa de estágio para idosos depois que, ao se aposentar, sua vida tornou-se tediosa e pacata. Ele candidata-se para a “About The Fit”, uma startup de moda de e-commerce em rápido crescimento no Brooklyn. A fundadora e CEO, Jules Ostin, havia previamente concordado com um programa de extensão comunitária onde os idosos estariam na empresa, mas acaba por esquecer isso. Um filme interessante para se refletir sobre metas e objetivos na velhice.





E se você se interessou por essas dicas, saiba que os clientes Scaelife possuem uma atualização em gerontologia mensal com diversos temas que auxiliam os profissionais de ILPI em diferentes situações que envolvem a ILPI e a pessoa idosa. Agende sua demonstração!






Imagem por Freepik.




Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife