Estresse é um importante causador de problemas na velhice

por Gigi em 8 de março de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


No dia 01 de março (2023) realizamos uma live com gerontóloga Paola de Campos sobre as consequências de alguns hábitos na saúde: como proteger a memória e desacelerar o declínio cognitivo. Ela elencou seis hábitos / situações que vivenciamos diariamente e que influenciam direta e negativamente a nossa memória, atenção, concentração e foco. O primeiro item da lista dela foi… o ESTRESSE!



Leia também: a atividade física como remédio



De acordo com o texto escrito no Livro Palavras-chave em Gerontologia (2005), a palavra estresse foi incorporada à Medicina a partir dos trabalhos de Selye (1956) e segundo Aldwuin (1994), o modelo de Selye considera o estresse como uma síndrome geral de adaptação, em que o organismo desenvolve um conjunto de reações visando a adaptação a uma situação que exige esforço. O autor descreve três estágios para o estresse assim considerado:



1) Reação ao alarme, que consiste em reconhecimento do estressor e preparação para a ação.



2) Adaptação, que, se bem sucedida, conduz ao retorno à normalidade. Porém, quando o estressor permanece e a defesa não funciona, o organismo move-se para o terceiro estágio, a exaustão.



3) Exaustão: os mecanismos adaptativos entram em colapso.



A vulnerabilidade da pessoa idosa aos efeitos do estresse é potencializada pelas doenças, pela incapacidade, pela depressão, pela solidão e pelas mudanças muito comuns que ocorrem quando uma pessoa vai residir em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), Casas de Repouso, Lares para pessoas idosas, Residencial Sênior, etc., por isso, é importante oferecer atividades que possam estimular a cognição, o corpo e equilibrar as emoções dos residentes, para que vivenciem o dia a dia de forma mais equilibrada, sem a influência negativa do estresse. 



Se você é gestor ou trabalha em um Lar para pessoas idosas, em uma ILPI, em uma Casa de Repouso ou em um Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a capacitação da equipe:



– Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas que auxiliam a promover atividades e contribuir com a diminuição do estresse dos residentes;



– Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.






Fonte:



Neri, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. pág. 78-81.



Live: Consequências de alguns hábitos na saúde: como proteger a memória e desacelerar o declínio cognitivo: https://youtube.com/live/BFtjoYU8p_M?feature=share





Imagem pro Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife