Saiba como escolher um Lar para pessoas idosas

por Gigi em 18 de janeiro de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


A escolha de um Lar para pessoas idosas para colocar uma pessoa da família pode ser uma etapa difícil no relacionamento entre parentes. E para ajudar na procura por um ambiente acolhedor e seguro para a pessoa idosa, daremos algumas dicas sobre o que é fundamental para o bem-estar nesses estabelecimentos. 



Um dos primeiros aspectos que devem ser observados pela família que procura por um bom lar para pessoas idosas é se o ambiente é claro, limpo e com boa acessibilidade. Nesse sentido, é importante verificar se tem rampas em vez de escadas, se tem corrimãos pela casa e se tem área verde para o contato com a natureza. 



Observar se a instituição atende às normas de segurança, com pisos antiderrapantes, pois pisos escorregadios podem levar à queda; se as paredes têm mofo, se há odores fortes nos ambientes e se as roupas de cama estão limpas.



Um grande diferencial de uma casa que oferece serviços de qualidade poderá ser verificado na estrutura de profissionais especializados no cuidado com pessoas idosas, tendo, por exemplo, cuidadores, apoio médico (de preferência geriatra), gerontólogos, terapia ocupacional, etc. Mas de nada adianta ter uma equipe e não oferecer atividades que promovam o bem-estar dos moradores, por isso peça para ver o quadro e a diversidade das atividades oferecidas. 



Necessário, também, ter acompanhamento de um nutricionista. A norma exige que as casas de repouso para pessoas idosos tenham, pelos menos, seis refeições diárias. Checar se tem um responsável técnico com nível superior.



De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma resolução instituída em 2005 e alterada em 2021 define normas de funcionamento para casas de repouso que recebem pessoas idosas. O descumprimento dessas regras pode implicar na interdição total do estabelecimento. 



Leia aqui: RDC 502/2021



Dessa forma, ao visitar uma instituição, deve-se verificar se a casa tem registro atualizado junto à Anvisa e se tem o alvará de funcionamento expedido pela vigilância sanitária do município. Além disso, checar se a instituição costuma celebrar contrato de prestação de serviços entre a pessoa idosa ou sua família e a instituição.



Importante verificar como a instituição cuida da parte de medicamentos dos residentes, como fazem esse acompanhamento dos procedimentos realizados com o morador, se anotam em papel, como isso é organizado ou se já possuem um sistema automatizado que facilita a troca de informações entre os turnos.



Ter clareza de qual ou quais níveis de dependência a instituição aceita, para que seu familiar possa estar com outras pessoas idosas com condições físicas e mentais semelhantes. Isso evita conflitos e favorece o bem-estar. 



Após colocar um familiar em uma instituição para pessoas idosas, o acompanhamento da família é de extrema importância para manutenção da qualidade de vida do residente, por isso, não deixe de checar como a instituição disponibiliza os horários para visita.



Pesquise sobre essa instituição nas redes sociais, veja o que estão falando sobre ela.



Qualquer dúvida, leia a íntegra da Resolução RDC 502/2021, que contem as normas para funcionamento dessas instituições.



Por fim, se o seu caso for o interesse em abrir um Lar para idosos, uma ILPI, um residencial sênior e não sabe como começar, conheça nosso curso que ensina a como montar esse empreendimento.



E se você já tem um desses estabelecimentos, mas ainda não possui um sistema de gestão para te ajudar a organizar e prestar um serviço mais assertivo, conheça nossa solução, o software Scaelife.





Imagem por Freepik.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Convulsão em pessoas idosas

A convulsão ou ataque epilético é o resultado […]

Situações de engasgo em pessoas idosas

O engasgo é uma manifestação do organismo para […]

Situações de emergência com pessoas idosas

Emergência é sempre uma situação grave que acontece […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife