Causas da dor de dente, fique atento!

por Gigi em 11 de outubro de 2017
Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)


O dente possui no seu interior a polpa dental, que é um tecido inervado e com circulação sanguínea. A polpa dental é muito sensível a estímulos e traumas, como por exemplo, a dor provocada quando comemos um alimento muito gelado ou muito quente. Assim o dente responde aos diversos estímulos com a dor.



Existem diversas origens da dor de dente, vamos citar as duas mais comuns:



Hipersensibilidade dentária:



O esmalte do dente ao longo do tempo pode sofrer um desgaste e expor a dentina, que transmite os estímulos diretos à polpa dental causando dor quando estimulada com o frio, calor ou ao toque. Ocorre também quando há retrações gengivais que expõem parte das raízes dos dentes, que são feitas de dentina. A dor causada na hipersensibilidade é sempre leve ou moderada e desaparece quando o estímulo é removido.



O tratamento da sensibilidade pode ser realizado com cremes dentais para dentes sensíveis, em casos leves e sem patologia envolvida, e aplicação de vernizes protetores e restaurações recobrindo a dentina exposta, em casos mais graves.



Cárie:



Quando um dente tem cárie no estágio inicial, em que a cárie não é muito profunda, pode ocorrer dor a estímulos mais facilmente, ou seja, durante a mastigação, com uma bebida gelada ou quente.



Leia também: Higiene oral da pessoa idosa



Quando a cárie progride e se torna mais profunda, ela pode provocar uma inflamação da polpa dental, que inicialmente torna o dente muito sensível a qualquer tipo de estímulo, mas normalmente é uma dor suportável e que melhora com o uso de medições. Nesse caso quando removida a cárie a polpa dental tem condições de se recuperar e voltar ao normal, ou seja, é uma inflamação reversível.



Depois de todos esses sintomas se a cárie não for tratada ela pode alcançar a polpa do dente e provocar uma inflamação irreversível, que normalmente provoca muita dor latejante, e as medicações não são efetivas. Nesse ponto, o gelado pode provocar alivio e o quente provoca muita dor, o dente fica “mais alto” e toca primeiro que os outros dentes na mordida. A partir daí o dente precisa ser aberto e a polpa dental removida, pois ela não pode ser mais recuperada (tratamento de canal).



Em quase todos os casos de dor de dente os sintomas são semelhantes e, muitas vezes, misturados, e cada indivíduo pode responder de maneira diferente aos problemas dentais. Assim, em caso de dor, procure um profissional para avaliar sua origem, uma vez que a dor de dente mostra que existe algum problema.



Leia também: Como a idade afeta os dentes?



Deixe sua dúvida ou sugestão!



Até mais!






Referência:



Foto por: Freepik


Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Araraquara. Especialista em Implantodontia pela APCD Araraquara/SP.  Atua em Consultório Particular desde 2008.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife