Distúrbios Psicossomáticos na Velhice: Transtornos relacionados a mente e corpo

por Gigi em 31 de outubro de 2018
Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.


Psique significa mente e Soma significa corpo. São transtornos relacionados com a mente e corpo em conjunto. São a soma de pensamentos, sentimentos e ações resultantes dos desequilíbrios emocionais vivenciados no dia a dia.
Estudam-se as conexões de fatores sociais, comportamentais, psicológicos e a qualidade de vida dos seres humanos e, também, observa-se que as doenças físicas podem piorar por razões mentais e vice-versa. O segredo está na forma com que a pessoa lida com uma doença.



Atente-se para os sintomas dos distúrbios psicossomáticos mais comuns na velhice:



  • Depressão: os sintomas físicos são problemas digestivos, imunidade baixa, cefaleia, problemas com o sono, tensão na nuca e perda ou ganho de peso;
  • Gripes e Resfriados: o resfriado frequente pode ser consequência de situações que não conseguimos lidar, como descobrir o novo ou mudanças. Os sintomas mentais envolvem sonolência, tontura e desânimo;
  • Estresse: a preocupação com as responsabilidades básicas de sobrevivência podem gerar pensamentos de que se tem muito a ser feito em pouco tempo ou não se sabe por onde começar. Os sintomas físicos incluem dor de cabeça, taquicardia, indigestão e alergias na pele;
  • Ansiedade: envolvem os sintomas físicos de tremores, falta de ar, cansaço, suor em excesso, taquicardia e diarreia;
  • Enxaqueca: é provocada por constantes preocupações com coisas que estão fora do nosso alcance. O fato de a pessoa não parar de pensar sobre esse assunto nem quando descansa leva há um engarrafamento na mente, e pode provocar uma forte dor de cabeça. Os sintomas mentais envolvem irritabilidade e falta de concentração;
  • Alergias: pode se iniciar após momentos de tensão ou estresse. Erupções, coceira e vermelhidão em uma parte ou pelo corpo inteiro é o principal sinal. Os sintomas mentais são estresse, irritabilidade e ansiedade generalizada;
  • Insônia: é o grau máximo de ansiedade, a pessoa não consegue dormir devido aos constantes pensamentos e a preocupação com problemas. Os sintomas físicos podem envolver diabetes, hipertensão, problemas de pele e obesidade;
  • Pânico: o ataque de pânico é um súbito início de medo ou de terror intenso, muitas vezes, vem associado com sentimentos de morte iminente. Os sintomas incluem falta de ar, palpitações, dor no peito e desconforto.


Leia também: Atividade física como remédio



Como prevenir ou amenizar estes problemas




A melhor maneira de se prevenir uma doença somática é estar psicologicamente bem consigo mesmo. Levar uma vida com hábitos saudáveis e atividades prazerosas reduzem significativamente os riscos de um acometimento por esse tipo de problema. Procurar entender a vida, relaxar, sem se cobrar diariamente, todas essas são práticas que diminuirão o risco do acometimento. Exemplos:




  • Terapias diversas (integrativas, Homeostase Quântica Informacional, massagens);
  • Acompanhamento de psicólogo ou psicanalista;
  • Mudança de hábitos (fumo, bebida, qualidade do sono e da alimentação);
  • Não se estressar, evitando conflitos e brigas em qualquer ambiente;
  • Aproveitar bem os momentos de lazer e descanso;
  • Alongamentos, relaxamento, escutar música, dançar, assistir filmes, leitura, atividade física, viajar, lian gong, tai chi chuan, yoga, etc.


Leia também: A importância do autocuidado






Fonte: Estudos e experiência da autora ao longo de sua carreira e durante o período em que foi docente do curso de Mestrado em Psicologia / Psicossomática na Universidade Ibirapuera (SP).



Foto por: Freepik




Wanda Patrocinio

Idealizadora e Diretora da GeroVida. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação, todos pela UNICAMP. Atua no setor de ILPI há mais de 10 anos.

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.

Tags:


Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife