Usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site, acesse nossa Política de Privacidade e saiba mais. Ao usar o nosso site, você concorda com nossa política.

Aceitar Rejeitar

Distúrbios Psicossomáticos na Velhice: Transtornos relacionados a mente e corpo

por Gigi em 31 de outubro de 2018

Psique significa mente e Soma significa corpo. São transtornos relacionados com a mente e corpo em conjunto. São a soma de pensamentos, sentimentos e ações resultantes do estresse e da ansiedade do dia a dia.
Estudam-se as conexões de fatores sociais, comportamentais, psicológicos e a qualidade de vida dos seres humanos. Fatos comprovam que praticamente todas as doenças são psicossomáticas, porque doenças físicas pioram por razões mentais e vice-versa. O segredo está na forma com que a pessoa lida com uma doença.
Distúrbios psicossomáticos mais comuns na velhice, atentem-se para os sintomas:
– Depressão – os sintomas físicos são problemas digestivos, imunidade baixa, cefaleia, problemas com o sono, tensão na nuca e perda ou ganho de peso.
– Gripes / Resfriados – o resfriado frequente é a consequência de situações que não conseguimos lidar, como descobrir o novo ou mudanças. Os sintomas mentais envolvem sonolência, tontura e desânimo.
– Estresse – a preocupação com as responsabilidades básicas de sobrevivência geram pensamentos de que se tem muito a ser feito em pouco tempo ou não se sabe por onde começar. Os sintomas físicos incluem dor de cabeça, taquicardia, indigestão e alergias na pele.
– Ansiedade – envolvem os sintomas físicos de tremores, falta de ar, cansaço, suor em excesso, taquicardia e diarreia.
– Enxaqueca – é provocada por constantes preocupações com coisas que estão fora do nosso alcance. O fato de a pessoa não parar de pensar sobre esse assunto nem quando descansa leva há um engarrafamento na mente, e provoca uma forte dor de cabeça. Os sintomas mentais envolvem irritabilidade e falta de concentração.
– Alergias – pode se iniciar após momentos de tensão ou estresse. Erupções, coceira e vermelhidão em uma parte ou pelo corpo inteiro é o principal sinal. Os sintomas mentais são estresse, irritabilidade e ansiedade generalizada.
– Insônia – é o grau máximo de ansiedade, a pessoa não consegue dormir devido aos constantes pensamentos e a preocupação com problemas. Os sintomas físicos podem envolver diabetes, hipertensão, problemas de pele e obesidade.
– Pânico – o ataque de pânico é um súbito início de medo ou de terror intenso, muitas vezes, vem associado com sentimentos de morte iminente. Os sintomas incluem falta de ar, palpitações, dor no peito e desconforto.

Como prevenir ou amenizar estes problemas

A melhor maneira de se prevenir uma doença somática é estar psicologicamente bem consigo mesmo.
Levar uma vida com hábitos saudáveis e atividades prazerosas reduzem significativamente os riscos de um acometimento por esse tipo de problema.
Procurar entender a vida, relaxar, sem se cobrar diariamente, todas essas são práticas que diminuirão o risco do acometimento.
Exemplos:
– Terapias diversas (integrativas, Homeostase Quântica Informacional, massagens);
– Acompanhamento de psicólogo ou psicanalista;
– Mudança de hábitos (fumo, bebida, qualidade do sono e da alimentação);
– Não se estressar, evitando conflitos e brigas em qualquer ambiente;
– Aproveitar bem os momentos de lazer e descanso;
– Alongamentos, relaxamento, escutar música, dançar, assistir filmes, leitura, atividade física, viajar, lian gong, tai chi chuan, yoga, etc.




 

Foto por: Hey Paul Studios



Sobre o Autor

Wanda Patrocinio

Gerontóloga

Idealizadora e Diretora da GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação - UNICAMP. Professora, Pesquisadora e Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Instituto Quantum.  Até junho de 2019 desempenhava o papel de professora do Programa de Mestrado de Gerontologia da Universidade Ibirapuera, UNIB, SP. Curso de Extensão em Psicogerontologia, PUC-SP. Curso de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória para idosos, Pinus Longaeva, SP.

Tags:



Leia mais: