Fibroma é uma alteração do tecido gengival ou da mucosa oral ocasionado pela resposta do organismo a um estimulo traumático. Apresenta-se como um crescimento na região onde o trauma acontece, com um formato arredondado e com a gengiva ou mucosa sem alterações superficiais. São assintomáticas, ou seja, não apresentam dor.
É muito comum na parte interna da bochecha, onde podem ocorrer mordidas durante a mastigação, devido a alguma alteração da oclusão, próteses insatisfatórias ou pelo hábito de morder a bochecha. Também pode ocorrer na gengiva do rebordo alveolar onde próteses mal adaptadas causam um trauma constante.
No caso de pacientes com próteses mal adaptadas, antigas ou desgastadas, pode ocorrer o fibroma no local onde a prótese irrita a gengiva ou mucosa. Essas lesões podem ser pequenas ou atingir vários centímetros, dependendo da frequência e extensão do trauma. Pode apresentar dor nos casos em que ocorre um trauma sobre o fibroma já instalado.
O tratamento consiste em identificação e remoção do estímulo traumático e remoção cirúrgica da lesão. Apesar de não ser uma lesão com características malignas, deve ser avaliada com critério, pois outras lesões importantes podem ser parecidas com ela. Desta maneira, toda e qualquer lesão ou alteração na região da cavidade bucal e lábios deve ser investigada, mesmo sem apresentar sintomas. Isso mostra a importância do autoexame bucal e das visitas frequentes ao Cirurgião Dentista, que pode identificar alguma lesão nos exames de rotina.
Alguma dúvida sobre o que é um fibroma oral?
Até mais!
Foto por: Nery García
O que é o cohousing? O cohousing é […]
Sabe aquelas crenças em relação às pessoas idosas, […]
Dia 20 de fevereiro comemoramos o Dia Nacional […]
Já faz dois anos que sobrevivemos a essa […]
Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.