Você sabe o que é fibroma oral?

por Gigi em 27 de dezembro de 2017
Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Fibroma é uma alteração do tecido gengival ou da mucosa oral ocasionado pela resposta do organismo a um estimulo traumático. Apresenta-se como um crescimento na região em que o trauma acontece, com um formato arredondado e com a gengiva ou mucosa sem alterações superficiais. São assintomáticas, ou seja, não apresentam dor.


É muito comum na parte interna da bochecha, onde podem ocorrer mordidas durante a mastigação, devido a alguma alteração da oclusão, próteses insatisfatórias ou pelo hábito de morder a bochecha. Também pode ocorrer na gengiva do rebordo alveolar onde próteses mal adaptadas causam um trauma constante.


Leia também: Síndrome de Sjögren


No caso de pacientes com próteses mal adaptadas, antigas ou desgastadas, pode ocorrer o fibroma no local onde a prótese irrita a gengiva ou mucosa. Essas lesões podem ser pequenas ou atingir vários centímetros, dependendo da frequência e extensão do trauma. Pode apresentar dor nos casos em que ocorre um trauma sobre o fibroma já instalado.


O tratamento consiste em identificação e remoção do estímulo traumático e remoção cirúrgica da lesão. Apesar de não ser uma lesão com características malignas, deve ser avaliada com critério, pois outras lesões importantes podem ser parecidas com ela. Desta maneira, toda e qualquer lesão ou alteração na região da cavidade bucal e lábios deve ser investigada, mesmo sem apresentar sintomas. Isso mostra a importância do autoexame bucal e das visitas frequentes ao cirurgião dentista, que pode identificar alguma lesão nos exames de rotina.


Leia também: Como a idade afeta os dentes?


Alguma dúvida sobre o que é um fibroma oral?


Até mais!




Foto por: Freepik




Daniel Bellenzani Mathias

Cirurgião Dentista (CROSP: 93601)

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus de Araraquara. Especialista em Implantodontia pela APCD Araraquara/SP.  Atua em Consultório Particular desde 2008.



Artigos relacionados

Vômito e diarreia em pessoas idosas

Os vômitos podem estar relacionados à doença ou […]

Distúrbios do sono mais comuns que acometem pessoas idosas

No post de hoje vamos tratar de alguns […]

Como estimular o corpo e os sentidos de pessoas idosas

A pessoa que permanece um longo período em […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife