Sistema de Gestão para ILPI: quais a vantagens e como escolher o melhor para a sua instituição?

por Gigi em 2 de julho de 2020
Gigi

Blogueira


Os sistemas de gestão para casas de repouso podem organizar todas as atividades que precisam ser executadas por você e por todos os profissionais da sua ILPI. Por essa razão, ele é visto como um otimizador de processos e tempo de trabalho.



No cenário das ILPI, é muito comum uma demanda muito alta de atividades para um pequeno número de profissionais, com isso resta pouco tempo para outras tarefas como, planejamento, desenvolvimento de estratégias e até mesmo para qualificação e atualização dos profissionais.



O que é um sistema de gestão?



Com uma definição mais abrangente, um sistema de gestão empresarial é um programa com a finalidade de gerir todas as tarefas a serem executadas em uma empresa e, também, tem como finalidade automatizar os processos operacionais e, com o passar do tempo, se torna essencial para a gestão de qualquer negócio.



Um software para casa de repouso deve centralizar todas as informações em um único ambiente e, tanto o gestor quanto a equipe passa a ter uma visão mais ampla de tudo o que acontece, quais os residentes necessitam de mais atenção e isso facilita muito a tomada de decisão e um atendimento personalizado e pro ativo.



Quais os tipos de sistema pra gestão?



No mundo dos negócios, existem dois tipos de sistema de gestão, ERP e CRM.



ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, cujo significado é Planejamento de Recursos da Empresa. Esse tipo de software se encarrega de gerir as informações e atividades como: financeiro, tarefas administrativas, dados de colaboradores e no ambiente de ILPI e residenciais geriátricos, atividades clínicas, dados dos residentes, acompanhamentos multidisciplinares, rotinas, evoluções/anotações de enfermagem, além da gestão de estoque de medicamentos e insumos.



A grande maioria das ILPI e residenciais geriátricos ainda utiliza arquivos em papeis ou planilhas em Excel, o que dificulta o acompanhamento do atendimento à pessoa idosa, a gestão de informações e a localização das mesmas em processos emergenciais.



Um sistema ERP para ILPI, organiza todas essas informações e cria um histórico de atendimento no perfil de cada residente, permitindo que as equipes se mantenham informadas e alinhadas quanto à cada pessoa idosa.



Já o CRM, sigla de Customer Relationship Management, ou no português, Gestão do Relacionamento com o Cliente, se trata de uma ferramenta para a gestão de contatos que a empresa estabelece com seus possíveis compradores/clientes. Essa gestão e relacionamento tem como objetivo transformar esses contatos em clientes e fidealizá-los.



Leia também: Principais dificuldades e avanços para montar um Lar para pessoas idosas



Quando devo contratar um sistema de gestão?



A partir do momento que o residencial sênior, mesmo que com capacidade para poucos residentes, começa a ter funcionários exercendo outras funções que não estão ligadas a função de origem dele e começa a fazer atividades ligadas a cada setor da ILPI (financeiro, atendimento, enfermagem, estoque, compras e etc…), esse é o momento de implantar um sistema de gestão para simplificar e automatizar os processos mais burocráticos ou que demandem de maior segurança e confiabilidade, principalmente quando se trata do atendimento e informações das pessoas idosas.



Outro ponto importante para se contratar um software para ILPI é quando as informações estão se perdendo ou você, gestor, já não consegue acompanhar mais os processos que são executados. Assim você depende da confiabilidade dos profissionais que estão ali e, mesmo com profissionais excelentes, muitas condutas passam despercebidas ao olhar da gerência. Em alguns casos, essas condutas ou práticas indevidas por ausência de informações ou até mesmo da falta de protocolos definidos, e que se revelam, muitas vezes, nas fiscalizações dos órgãos competentes.



E claro você que, mesmo com os processos bem organizados e definidos, visa praticidade, organização, clareza e segurança deve contratar também um sistema para administração da sua ILPI.



Assim, os processos e todas as informações ficarão centralizadas em apenas um local melhorando a performance do trabalho.



Sem um sistema de gestão para a sua casa de repouso, você corre o risco de entrar em um processo de retrabalho, ou seja, mais de uma pessoa executando uma mesma tarefa, isso gerar problemas financeiros e até mesmo com RH.



Vantagens de um sistema de gestão para sua ILPI ou residencial geriátrico



  • Economia de recursos;
  • Redução de falha em processos como, estoque e administração de medicamentos;
  • Padronização de processos;
  • Mais dados sobre a sua ILPI.


Como escolher?



Vamos analisar o que é fundamental na hora de escolher o software de gestão para a sua casa de repouso:



  • A solução para o seu residencial sênior ou casa geriátrica, precisa ser especializado nos cuidados assistenciais e ter o foco na melhoria do bem-estar dos residentes/hóspedes;
  • O sistema de gestão precisa ser fácil, intuitivo e prático, tanto para a equipe de enfermagem e multidisciplinar, quanto para o gestor;
  • Todas as informações precisam ficar disponíveis, levando em consideração as informações que, são de visibilidade pública, para que os processos do residencial sênior como um todo estejam integrados;
  • Custo benefício, priorize os benefícios que a solução pode trazer a você a curto, médio e longo prazo. Desconfie de soluções que não são feitas para o seu negócio especificamente e partem de adaptações de outros softwares já existentes como os hospitalares, esses por sua vez tendem a ser muito robustos;
  • Busque por especialistas que entendem do negócio, estão sempre aderentes às mudanças no mercado e visam proporcionar inovação e usabilidade;
  • Cheque a segurança das informações, afinal estamos falando sobre valiosos dados sobre a sua ILPI e idosos.


Ao seguir todas as dicas que trouxemos aqui para vocês, você pode tomar a decisão certa ao escolher o melhor sistema de gestão para a sua casa de repouso e que atenda o cotidiano da sua empresa de maneira fácil e eficaz.



Como sugestão, conheça o Scaelife, software de gestão para ILPI e Casas de Repouso, com mais de 08 anos de mercado. Hoje, o sistema conta com acompanhamento clínico, gestão de medicamentos, controle de estoque, financeiro, área do familiar e assinatura digital. Todo o desenvolvimento foi realizado com opiniões de especialistas e observando as necessidades do dia a dia das instituições. Foi utilizado para isso instituições de diversos segmentos (ILPI, Hotéis, Day Care, Clínicas), sejam elas públicas ou particulares que atendem de oito até duzentos residentes/hóspedes.



Leia também: A importância da capacitação dos profissionais da ILPI





Comente aqui o que você achou desse post e se ainda tiver dúvida sobre esse tema, entre em contato conosco!






Imagem por: Freepik





Referências:



https://rockcontent.com/blog/sistema-de-gestao/


Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

A obrigatoriedade da qualificação dos colaboradores das Casas de repouso e Lares para pessoas idosas

Segundo a Resolução RDC nº 502, de 27 […]

Relação entre o cuidador e a pessoa idosa

O ato de cuidar é complexo. O cuidador […]

A importância da capacitação do cuidador de pessoas idosas

Em nosso último post falamos sobre a importância […]

A sua instituição avalia o bem-estar subjetivo e a satisfação na velhice dos residentes?

O senso de bem-estar subjetivo resulta da avaliação […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife