Você sabe o que tem por trás das atitudes negativas em relação à velhice?

por Gigi em 25 de janeiro de 2023
GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira


Antes de falarmos sobre as atitudes negativas, você sabe o que são atitudes?



Este post de hoje tem como base o texto Atitudes em relação à velhice, do livro Palavras- chave em Gerontologia, organizado por Neri, A. L. (2005), no qual explicita que as atitudes são predisposições aprendidas e relativamente estáveis para responder ante um objeto e que envolvem três componentes: cognitivo, emocional e tendência à ação. 



O componente cognitivo inclui as crenças avaliativas sobre um dado objeto e, em parte, refletem normas sociais. O componente emocional refere-se aos sentimentos experimentados pelo indivíduo em relação ao objeto. E a tendência à ação significa a disposição do indivíduo a entrar em interação com o objeto.



Os principais indicadores das atitudes são:



– Autorrelatos sobre crenças, sentimentos e ações;



– Realização de ações observáveis, de natureza verbal e verbal-motora em relação ao objeto;



– Reações a estímulos parcialmente estruturados ou a símbolos;



– Reações emocionais ao objeto ou suas representações.



Dessa forma, as atitudes preconceituosas / negativas contra pessoas idosas têm uma antiga trajetória nas sociedades e consistem em atribuir às pessoas idosas um conjunto de traços e características indesejáveis e utilizar esse critério para tomar decisões sobre como lidar com elas. 



Segundo o texto do livro supracitado, as explicações para a origem desse processo incluem:



– razões psicológicas, por exemplo: rejeição da velhice porque ela está associada à doença, à morte e à dependência, realidades essas temidas pelas pessoas;



– razões econômicas, por exemplo: justificar a restrição de oportunidades sociais para as pessoas idosas, quando na verdade são discriminados porque são improdutivos.



Leia mais: preconceito e discriminação contra as pessoas idosas



Qualquer que seja a explicação, é importante entender que os gerontólogos sociais classicamente assumiram que as atitudes preconceituosas em relação à velhice determinam políticas e práticas sociais discriminatórias, segregadoras ou rejeitadoras oferecidas pela sociedade para as pessoas idosas. Por essa ótica, são os preconceitos que fazem com que os mais velhos sejam mais sujeitos ao desemprego, tendam a receber menores salários e a ter menos oportunidades de treinamento. Pelo mesmo motivo, nas instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI) e na família, a vitimização das pessoas idosas contribui para que lhes seja oferecido um tratamento superprotetor que lhe tolhe a autonomia e a independência (Neri, 2005).



E esse tratamento superprotetor, que considera a pessoa idosa como somente vulnerável e dependente, não generalizando, mas ainda é muito encontrado dentro das ILPI, Casas de Repouso, Lares para pessoas idosas, Residencial Sênior, etc., por isso é importante que gestores e profissionais que trabalham nessas instituições avaliem os conceitos / preconceitos em relação aos residentes e empreendam ações para auxiliar, sempre que possível, em um processo de vida mais autônomo e independente aos seus moradores.



Leia mais: idadismo e ageismo



Bem, se você é gestor ou trabalha em um Lar para pessoas idosas, em uma ILPI, em uma Casa de Repouso ou em um Residencial Sênior, temos duas soluções que podem contribuir com a capacitação da equipe, para melhorar esse aspecto das atitudes negativas em relação às pessoas idosas:



Conheça nosso curso de Capacitação para profissionais de ILPI, com aulas que auxiliam a refletir e a melhorar o atendimento prestado nas instituições;



Nosso sistema de gestão – o software Scaelife – que ajuda a organizar e prestar um serviço mais assertivo, que, também, promove mensalmente uma Atualização Permanente em Gerontologia para os clientes.


GeroVida

Longevidade com Equilíbrio

Gigi

Blogueira

Blogueira entendida das tendências relacionadas a Melhor Idade. Muito vaidosa e sempre plugada nas novidades. Gosta de ajudar os outros e é a personagem direcionadora de notícias do Blog. Tem alguma dúvida relacionada a esse meio? Sugira um tema a Gigi.



Artigos relacionados

O Cuidador Social: modalidade de cuidador de pessoas idosas com cunho social

O cuidador social é a pessoa que desenvolve […]

AFETO, o melhor tônico

AFETO, o melhor tônico Não encontramos indicação exata […]

Legislação, órgãos e rede de apoio para a população idosa

No post de hoje vamos trazer informações sobre […]

A importância de entender sobre o luto para lidar melhor com ele

Falar sobre luto não é um assunto fácil, […]

Gigi noticia



Pariticipe do nosso blog

Sugira um tema para a Gigi

Fique por dentro!

Inscreva-se para receber nossas newsletter e todas as novidades do Blog da Gigi.

Siga nossas redes sociais





© 2015 - 2024 Scaelife. Todos os direitos reservados.

Scaelife